Jorge Silva A interface de usuário é como uma piada. Se você tem que explicar, ela não é tão boa.

Workshop Design Sprint

2 min read

Venha participar do Workshop de Design Sprint, organizado pela Ninho em parceria com a Ágili e apoiada pela Congressy!

Conhecendo o Design Sprint

Conheça o método criado no Google para sair de uma ideia e chegar a um protótipo validado em menos de cinco dias. Descubra como tudo começou, o que é o método, porque aplicá-lo com sua equipe/ organização, que problemas resolver durante uma Sprint, como escolher as pessoas certas para participar e que preparações são necessárias antes de começar o Design Sprint.

Papéis e responsabilidades na Sprint

Facilitador, Decisor, Entrevistador, Ilustrador, Especialistas. Entenda os principais papéis das pessoas envolvidas na Sprint, o que cada um deve fazer e como o facilitador deve conduzir todo o processo, maximizando os resultados do trabalho da equipe.

Variações do Design Sprint

A versão mais conhecida do Design Sprint é a apresentada no livro “Sprint”, de 2016, que tem uma duração de cinco dias. Mas já existem algumas variações da Sprint, com algumas durações e atividades diferentes. Vamos apresentar as mais conhecidas e dar dicas de como adaptar a Sprint para a necessidade e contexto da sua organização!

Como aplicar o Design Sprint

Aprenda o passo-a-passo do Design Sprint, com dicas avançadas de facilitação e como lidar com participantes céticos e problemáticos. Conheça os famosos exercícios da Sprint: How Might We (HMW), Mapeamento de Afinidades, Jornada do Usuário, Crazy 8s, Rascunhos e Storyboarding. 

Aplicando Design Sprint remoto

É possível aplicar Design Sprint com equipes remotas? Sim! Vamos mostrar ferramentas e preparativos que devem ser feitos para garantir uma experiência tão boa quanto a Sprint presencial!

Prototipação no Design Sprint

A equipe tem apenas um dia para criar um protótipo para testar alguma hipótese de produto ou negócio. Descubra como a equipe deve ser organizada e que ferramentas podem ser utilizadas para garantir a finalização do protótipo.

Entrevistas e teste na Sprint

O momento mais importante da Sprint, de testar com usuários/clientes a solução prototipada e obter respostas a perguntas críticas do negócio. Aprenda como planejar e estruturar desde o recrutamento de usuários até a execução de um bom teste de usuário. 

Possíveis resultados e Sprint de iteração

Entrevistas feitas, e agora? Entenda o que fazer com os feedbacks e insights das entrevistas e o que fazer a partir dos possíveis resultados da Sprint.

Facilitadores do Workshop:

Wagner de Barros Neto 

Fundador da Ágili, é certificado em Design Sprint com a Design Sprint School e AJ&Smart. Está como Community Leader do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups do país; e também é o Head de Operações da Epinefrina, Hub de inovação em sáude.

Graduou-se em Engenharia de Produção, em 2016, e desde então está mergulhado no universo das startups, passando por experiências como a Pré-aceleração de startups do SEBRAE-GO, o programa de aceleração InovAtiva Brasil e o Startup School da Y Combinator, da maior aceleradora do mundo. 

Atualmente faz Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, com objetivo de levar o Design Sprint para dentro de indústrias e ajudá-las a inovar e melhorar seus processos com maior agilidade.

Fernanda Santana

Fundadora do Ninho UX/UI, atua como UX Strategist focada em projetar jornadas que proporcionem aos usuários uma experiência consistente, lógica e objetiva, que colabore e equilibre a necessidade do negócio com a do usuário.

Atuante com criação de casos de uso, protótipos, fluxos de jornada e falando com pessoas através de pesquisas com usuário. Fazendo cocriação, facilitando dinâmicas com outros times e garantindo que as interfaces finais estejam consistentes e funcionais com o escopo dos projetos e os participantes alinhados com o modelo de negócio da empresa. 

Apaixonada por falar com pessoas, conhecer costumes e resolver problemas.

“Meu design não é sobre telas, é sobre como as pessoas pensam.”

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO / CANCELAMENTO

Em caso de desistência, faremos o reembolso parcial do valor de acordo com as datas abaixo.
O pedido deve ser feito exclusivamente pelo e-mail: ola@ninhouxui.com.br.
É possível transferir o valor para outra pessoa, caso necessário.
Para isso, entre em contato com a organizadora do evento através do e-mail ola@ninhouxui.com.br.

Para reembolsos, política abaixo será aplicada:
– Até 02/08/2019 – Reembolso de 70%
– Até 10/08/2019 – Reembolso de 50%
– A partir de 14/08/2019 (até 3 dias ante do evento) não haverá reembolso.

Jorge Silva A interface de usuário é como uma piada. Se você tem que explicar, ela não é tão boa.